Você acertou no destino: Búzios recebe os visitantes de braços abertos (e de céu aberto também! A cidade tem um clima maravilhoso quase o ano todo!) Agora, o próximo passo é decidir qual praia ir entre as inúmeras opções espalhados pela península. A sugestão é descobrir o paraíso aos poucos. Vamos fazê-lo?
Praia Rasa, Baía Formosa e Manguinhos. Chegue e apaixone-se.
As praias de “chegada” para quem vem de carro são um presente para os olhos: lindas e calmas, perfeitas para quem não quer muita agitação e está hospedado em casas à beira mar ou nos excelentes hotéis e pousadas do região. Rasa é uma ótima opção para quem gosta de caminhar ou praticar esportes à vela. Para as crianças também é muito confortável, pois a água é menos fria e mais rasa! Baía Formosa continua a mesma: muita natureza e tranquilidade, desde que não espere muita estrutura turística (quiosques, por exemplo). Ao lado fica Manguinhos, onde a partir de certo ponto os barcos fazem parte da paisagem, assim como o píer que tem vista para um lindo pôr do sol. Ao lado fica o Porto da Barra, um elegante centro gastronômico e comercial. Procure o post sobre isso aqui no site!
Praia da Tartaruga – Natureza e conforto no mesmo lugar
Inaugurando a segunda baía da península, aí está: Praia da Tartaruga! Lá, são diversas as características que agradam aos turistas: mar com água menos gelada, estrutura para alimentação e serviço de praia, e também a chance de conhecer a simpática criatura que dá nome à praia! Isso mesmo, existem vários relatos de pessoas que avistaram um. Mas avisamos que é muito lotado e para aproveitar de verdade é melhor chegar cedo e planejar o que vai curtir. Esportes como mergulho, SUP (Stand Up Paddle) e caiaque são populares.
Bardot, Bones e outras histórias.
Os troços do litoral buziano, como já referimos, revelam surpresas. E no contorno formado pelas praias do Canto e da Armação está a Orla Bardot, onde você encontra restaurantes e hotéis icônicos, como as Casas Brancas, e paisagens super instagramáveis. Não são praias muito procuradas para nadar, mas contam muito sobre a história do lugar. As personalidades que por lá passaram, os centros de acolhimento que funcionaram desde a década de 70, os meios de produção, etc. Aliás, vale dizer que o nome completo da cidade é Armação de Búzios e esse termo – armação – está relacionado com a construção de uma pequena fábrica de processamento de óleo de baleia, que outrora participou na economia local. Quanto à Praia dos Ossos, que já foi manchete das páginas policiais, hoje é um local descontraído, tendo a igreja de Sant’Anna como testemunha das suas águas calmas.
Azeda e Azedinha – Piscinas naturais, aí vou eu.
Para quem está hospedado no Centro, próximo à famosa Rua das Pedras, por exemplo, é um pulo chegar lá. O acesso é por escada e a vista é sensacional. Azeda é boa para curtir com a família, mergulhar nas águas calmas, e tem algumas barracas e vendedores ambulantes também. Azedinha, cujo acesso é feito por um pequeno caminho acima das rochas, forma uma piscina natural quando a maré sobe. Pequeno em extensão, mas super charmoso.
Gostou de conhecer as praias de Búzios? Então vamos seguir a trilha porque ainda tem muitas praias lindas para visitar!
João Fernandes e João Fernandinho – Em família.
Na última baía da face norte da península, é uma praia muito frequentada, principalmente aos fins de semana, feriados e férias. Não é por acaso. Além de muito bonito, com águas calmas e opções de atividades para toda a família, João Fernandes também tem opções de lanches e almoços. Você pode passar o dia inteiro lá. João Fernandinho (sim, várias praias de Búzios têm sua “versão pequenininha!”) fica a poucos passos da primeira e é bem mais tranquila. Vale a pena a visita.
Praia Brava
Ao chegar à Praia Brava você pode sentir o gostinho do verão europeu. O caminho para chegar à praia, através de uma pequena falésia, e a presença de restaurantes, pousadas e condomínios sofisticados, além de um beach club de primeira linha, completam o ambiente. Os surfistas gostam das ondas, e quem quer conforto e exclusividade também pode se hospedar por lá. Ah, não é preciso dizer que em qualquer lugar que você clicar, você terá uma foto profissional. E sem filtro!
Praia do Forno, Praia da Foca – Vista Privilegiada
Muitas pedras, pouca areia e uma vista hipnotizante são as características destas duas praias. Forno tem areia bem avermelhada, o que explica o nome. Quanto à Praia da Foca, diz-se que é porque há visitas desta espécie marinha nas correntes de água fria que por aqui passam. Para ver a fascinante paisagem por outro ângulo, vale a pena passar pelo Mirante do Forno.
Geribá
É um dos mais longos e traz duas experiências diferentes: do lado esquerdo é mais tranquilo e tem uma boa estrutura com cortes severos